Envie sua redação para correção
    Devemos ter alguns cuidados com o meio ambiente, diminuir as ações prejudiciais e tentar recuperá-lo. Um dos pontos que auxilia na recuperação, é a coleta seletiva do lixo.
          Existe uma grande quantidade de plásticos, vidros, papéis, detritos, orgânicos e materiais que saem da nossa casa, lojas, fábricas e outros lugares diariamente. Por isso, é importante o bom censo de todos nós, separar o material em seus respectivos lugares e levar até os locais de coletas, colaborando assim para a limpeza das ruas, pois o que é lixo para você, pode ser reutilizado por outras pessoas.
          Diversos materiais que seriam descartados em lixões e aterros, na coleta seletiva, auxilia na reciclagem, por isso a importância de separar os materiais colocando cada resíduo destinado a um processo  de reciclagem, pois sem essa separação e coleta seletiva, não é possível reciclar nenhum tipo de material que é recolhido pelo serviço de coleta de lixo urbano. Os processos de reciclagem, geram novamente uma matéria-prima de qualidade para ser reutilizada, evitando assim desperdício de água e energia. Quando os resíduos são devidamente descartados, evitam a poluição do solo, além de evitar a poluição das ruas e esgotos, evitando também prejuízos aos moradores das cidades.
          Cidades do mundo inteiro estão implementando programas de coleta seletiva para aumentar seus índices de reciclagem e diminuir a quantidade de lixo em seus aterros. Podemos encontrar lixeiras de coleta seletiva em supermercados, condomínios e em alguns estabelecimentos comerciais, além de postos de coleta. A população pode adquirir sua própria lixeira de coleta seletiva e facilitar a sua organização na separação dos materiais, as quais seguem um padrão de cores sendo: a cor azul para papéis, vermelho para plásticos, preto para madeiras, verde para vidros, amarelo para metais, marrom para resíduos orgânicos e cinza para resíduos gerais não recicláveis. 
           Uma solução fácil e pouco utilizada é a reciclagem, mas infelizmente são poucos aqueles que separam seu lixo. Se cada um fizer sua parte, estaremos colaborando com o meio ambiente e com a limpeza da nossa cidade, por isso é necessário a conscientização de todos.