Envie sua redação para correção
    Em Star Wars, no universo de George Lucas, o lixo produzido na Estrela da Morte, era jogado no espaço, já fora das telas, o lixo recebe um destino muito ruim, pois ele é jogado na natureza, causando muitos problemas no meio ambiente. Torna-se notório, o crescente montante do lixo produzido pelos seres humanos, e o que fazer com o lixo que se acumula, e como reduzir tal montante, são questões a serem discutidas.
         Desde o início do século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil, cultiva-se a ideia de que os recursos naturais são infinitas. No entanto, com o aumento do lixo no meio ambiente, pode-se perceber a não veracidade desse mito, visando a prejudicial ação do homem sobre a natureza. O destino do lixo, que deveria ser pros aterros sanitários, incineração, reciclagem, dentre outros, está sendo nas ruas, o que é um grande problema, pois pode acumular nos esgotos, impedindo a entrada da água nos bueiros, e até mesmo, lixos são jogados em rios, poluindo a água e causando a morte de diversos animais. Embora esta prática seja crime ambiental no Brasil, ainda é muito comum, principalmente, em locais onde a fiscalização do poder público não existe ou é ineficiente.
         Ademais, alguns lixos são destinados nos lixões, porém, não é o mais adequado. Lá, os lixos são depositados a céu aberto e não há procedimento de separação ou tratamento. A política dos três R's (reduzir, reutilizar e reciclar), é uma ótima alternativa para os indivíduos, porém, tal ação nem sempre é vista. Muitas vezes, o lixo hospitalar e resíduos perigosos, não tem seu destino correto (que deve ser a incineração), e por isso, geram impactos irreversíveis no ambiente. Conforme Newton disse, para toda ação, há uma reação, dessa maneira, as ações antrópicas sobre a natureza, tem acarretado diversas consequências e isso precisa ser resolvido.
         Portanto, medidas são necessárias para solucionar os impasses. O governo, em conjunto com ONG's, devem promover campanhas de sustentabilidade, e também, faz-se necessário introduzir em escolas, disciplinas que induzam a construção de um pensamento mais sustentável, desde a infância. É imprescindível, que a mídia, como meio publicitário, use métodos, como campanhas informativas nas ruas, espalhando panfletos em praças, lugares perto de rios, e até mesmo, distribuindo em domicílios, para informar e conscientizar os indivíduos a preservar, e a valorizar a natureza. Medidas públicas também são importantes, visando a melhora da coleta e do destino do lixo. Sendo assim, cidadãos mais éticos serão formados e a natureza poderá ser mais zelada.