Envie sua redação para correção
    Sabe se que o lixo se tornou a quarta preocupação do meio ambiente, ficando atrás do desmatamento, poluição da água e aquecimento global. Até meados do século XVIII, a grande parte do lixo era formado por resíduos de alimentos, entretando após a revolução industrial  a "face" do lixo mudou. O descarte de lixo no Brasil é um problema, em vista que o destino destes, é o lixão a céu aberto, este que não recebe qualquer tratamento, assim não só contamina o solo, como também o lençol freático. 
         Como diz o físico e matemático Isaac Newton, toda ação gera uma reação de mesma intensidade. No contexto do tema apresentado, a ação antrópica provoca reações que trazem consigo problemas aos seres humanos e ao ecossistema. A nós, a principal consequência gerada pela ausência da gestão do lixo, segundo o Ministério do Meio Ambiente, são as enchentes, que são causadas, na maioria das vezes, pelo entupimento de bueiros por sacolas plásticas e produtos industriais. O descarte irresponsável de metais pesados, por exemplo, leva peixes à morte.
          É notório que a base para diminuir este problema e até mesmo acabar com ele, precisamos educar aqueles que a praticam, como o ex presidente da África do Sul coloca "A arma mais poderosa para mudar o mundo é a educação". Sendo assim o governo deveria aumentar a carga horária das aulas de geografia, a fim de que o professor possa falar mais sobre sustentabilidade e a coleta seletiva, além disso o Governo Federal deve implantar campanhas nas mídias sociais sobre como o lixo age no meio ambiente e como nos afeta. Assim com ajuda da população teremos um país mais sustentavel se tornando referência, como a Suécia que recicla 99% do seu lixo.