Envie sua redação para correção
    Um dos principais conflitos, na atualidade, é a questão do descarte do lixo e as alterações que serão provocadas no meio ambiente. Afinal, qual a importância do lixo para a sociedade? Observa-se que a utilização eficiente do lixo pode proporcionar grandes benefícios, até porque lixo é luxo. Nesse sentido, entende-se que faz-se necessária uma ampla modificação no descarte, recolhimento e no aperfeiçoamento do produto final.
     Com o desenvolvimento social e amplificação da tecnologia, muitos produtos são consumidos e descartados facilmente, ou seja, a obsolência programada, pois no atual contexto social a noção errônea é contrair o máximo de objetos, criando assim uma sociedade extremamente consumista e intolerante com a questão do lixo. Nota-se que a quantidade de metais pesados que são lançados diariamente no meio ambiente é gritante, logo provocando inúmeros problemas sociais,como por exemplo, poluição de mananciais, chorume, proliferação de doenças. Dessa forma, entende-seque é fundamental a coletividade da sociedade para barrar essa problemática.
     O lixo produzido deve ser encarado com responsabilidade, pois assim trará consequências maravilhosas, pois será um fator de renda, além disso,torna-se monumentos artísticos e, consequentemente reduzirá as altas taxas de poluição ambiental, dessa maneira, uma educação ambiental precisa ser desenvolvida em todo o cenário nacional, englobando todas as vertentes sociais, logo conscientizando sobre o papel social a ser desempenhado.
     Portanto, como disse Augusto de Campos, poeta brasileiro, ¨O lixo luxo¨ nesse caso é preciso encarar o lixo como potencial transformador, assim inserir todo um redirecionamento eficaz. Para tanto, é fundamental a participação de toda a sociedade, com fóruns globais que demonstre os riscos e os benefícios da reutilização, educação ambiental de qualidade, inclusive em políticas de recolhimento e no conserto de objetos obsoletos, assim diminui o descarte de objetos e, a sociedade entende o seu papel.