Envie sua redação para correção
    No que se refere ao lixo e a cidadania, pode-se afirmar que a dificuldade da junção dos dois assuntos esta aliada à ausência do Estado com políticas sustentáveis, oque ocasiona a falta de consciência da população, a qual  proporciona um consumo exagerado e descarte inadequado gerando poluição. Nesse sentido, cabe ao Governo o investimento na sensibilização da temática e nas áreas de reaproveitamento desses materiais, já que é de extrema importância conciliar cidadania e sustentabilidade. 
          Em primeiro plano, o assunto sobre o lixo principalmente nas grandes cidades tem tido ascensão no meio social, entretanto, apesar da visibilidade do tema, tanto a comunidade quanto a gestão administrativa não parecem criar soluções para evitar ou prevenir as consequências da eliminação do lixo em áreas urbana, dessa forma, esses materiais acabam entupindo boeiros e causando enchentes , que são vetores de doenças. Sendo assim, o sociólogo Durkheim com sua teoria do Fato Social, a maneira coletiva de pensar é dotada de generalidade, exterioridade e coercitividade, logo, em uma sociedade que normatiza a poluição, novos indivíduos tendem a dotar esses hábitos por vivência em grupo.
          Ademais, mesmo se uma pequena parcela da população agir de forma autônoma, tendo consciência da realidade, e usando o exercício da cidadania para beneficiar o bem estar social, a dificuldade de se encontrar locais de descartes ou centros de reciclagem é enorme .Dessa maneira, a passividade do Estado na criação de órgãos responsáveis pela coleta, separação e indústrias especializadas nesses processos , dificulta as pessoas encaixarem ações ecológicas nas atividades diárias, desse modo, o consumismo parece fazer sentido já que não há uma supervisão ou preocupação com destino dessas substâncias.
          Entende-se, portanto, que o Ministério das Comunicações  com propagandas por meio de propagandas em revistas, redes televisivas e rádios, consigam atingir e influenciar o controle do consumo e a maneira correta de jogar dejetos fora, como a explicação das consequências da massiva produção de lixo, como fazer a separação adequada e o destinatário dos mesmos. Além disso, o Ministério do Meio-Ambiente por meio de aplicação de capital em empresas especializadas no área da reciclagem, pode propagar filiais por todo país ´para melhor arrecadação e manejo do lixo, facilitando as coleta e reuso desses produtos. Assim, a conciliação entre lixo e cidadania pode beneficiar não só a natureza, mas o o equilíbrio da sociedade.