Envie sua redação para correção
    Nos anos 90 no período pós Collor, tem a inserção do Brasil em uma economia mundial globalizada, faz com que o Brasil venda muito para o exterior, compre e importe muito. A indústria nacional começa a importar tecnologia e isso aumenta a quantidade de produtos gerados. Enlatados, refrigerantes e etc, que aumentam o volume do lixo.
        O consumismo vem aumentando a cada dia, as pessoas compram muitas vezes com o intuito de entrar na moda, e tem buscado cada vez mais suprir necessidades supérfluas, e não apenas as essenciais, aumentando o descarte de produtos devido á vontade de ter algo novo, mesmo que não seja realmente necessário. Em média cada pessoa produz diariamente, entre 800g e 1kg de lixo, por enquanto, só 3% dos resíduos sólidos são reciclados no pais, segundo o Jornal Hoje.
    Neste contexto o crescimento populacional afeta diretamente o aumento do consumo, e consequentemente o lixo descartado. 
          O lixão uma forma inadequada de disposição de resíduos sólidos, que se caracteriza pelas descargas do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente e a saúde pública.
    Onde há uma lei nacional de resíduos sólidos (2010) que determinava, até agosto de 2014, o fechamento de todos os lixões no Brasil, havendo atrasos de uma década. Lei que não foi comprida, contudo, a lei existe, mas ninguém faz com que ela seja executada. 
    Atualmente, projetos que transmitem no Congresso Nacional, sugerem que isso ocorra entre 2021 e 2024. 
          Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse.
    Falta educação ambiental, estimulada pelo governo, no aspecto educacional, nas escolas o Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Saúde (MS), devem proporcionar palestras educacionais, falando sobre os problemas que o lixo causa para o ambiente e para a saúde, projetos escolares abordando a economia, ajudaria a população a comprar menos e de formas consciente.
    Propagandas de TV, que mostre mais os problemas causados pelos descartes indevidos em rios e coregos, as propagandas para a intervenção do lixo deveriam ser diariamente, mostrado os benefícios que causa cuidado do meio ambiente que proporcionaria melhorias a saúde, e os malefícios que causam aos mesmos.
     Como já disse Victor Hugo, "É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve".