Envie sua redação para correção
    (SEM INTRODUÇÃO. É recorreção. Quero ver os erros das outras partes do texto. (pode me crucificar kk) Obrigada!)
    A destinação incorreta do lixo, num primeiro plano, é um fator determinante para o acúmulo de dejetos. Prova disso é que a maioria dos municípios brasileiros não possuem aterro sanitário e não realizam a coleta seletiva. Dessa forma, o descarte em lixões a céu aberto aliado a ausência de reciclagem corrobora para a intensificação do problema. Por conseguinte, o meio ambiente é, drasticamente, prejudicado, uma vez que o chorume-líquido proveniente do lixo- contamina o solo, lençóis freáticos e rios inviabilizando o desenvolvimento da biodiversidade no local.
    De outra parte, a falta, nas escolas, de aulas de biologia voltadas para ensinar sobre o lixo contribui para a persistência desse impasse. Um bom exemplo disso, foi o acidente radioativo causado pelo descarte incorreto de uma máquina contendo Césio-137. Esta encontrada em uma clínica abandonada, em Goiânia, por catadores de lixo e levada para casa devido a cor chamativa do elemento, posteriormente causando diversas mortes. Tal exemplo evidencia que a ausência de aulas, desde as séries iniciais, sobre o descarte correto é grave, visto que esse acidente poderia ser evitado. Esse é um caso, entre tantos, que deixa perceptível que a falta de orientação escolar afeta, inclusive, a destinação do lixo.
    Urge, portanto, que as prefeituras, com aporte financeiro da União, substitua lixões por aterros sanitários e estimule, através da coleta seletiva, a reciclagem, objetivando a destinação correta do lixo, a redução do número de dejetos e, principalmente, a preservação do meio ambiente. As Escolas, por sua vez, compete a realização de aulas e palestras, desde as séries iniciais, com especialistas no assunto, com o intuito de ensinar sobre a correta destinação do lixo e, desse modo, evitar acidentes e a continuidade do problema. Posto isso, a ação conjunta entre poder público e sociedade civil contribuirá para a redução dos danos causados pelo lixo.