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Enviada em: 03/06/2018

Intitulado "Boca do Inferno", o escritor Gregório de Matos utilizava-se de uma literatura satírica para protestar, já  no século XVII, contra governos divergentes do bem comum. Hodiernamente, tal situação ainda impera, haja vista a relevância de uma cidadania atuante diante da indiligência do Poder Público em assegurar direitos fundamentais. Nesse sentido, é válido analisar como a postura inercial do indivíduo e as lacunas educacionais contribuem para a perpetuação dessa problemática.       Decerto, a apatia da coletividade no tocante à cobrança das demandas sociais configura um dos  fatores impeditivos. Isso pode ter raízes históricas no desenvol vimento governamental do país, no qual a população esteve excluída do processo político, seja pelo longos tempo de governos autoritários- experimentado  nos períodos monárquicos e ditatoriais-, seja pela fase da República Oligárquica, em que o "voto de cabresto" impossibilitava uma efetiva cidadania.Por conseguinte, essa passividade se reflete na sociedade contemporânea no imobilismo, na maioria das vezes, perante os diversos escândalos de corrupção. Dessa maneira, o "Capital Social" do pensador Robert Putman mostra-se imprescindível, visto que ressalta a relação inversa entre participação ativa e problemas sociais.       De outra parte, o modelo educacional vigente corrobora a permanência desse quadro. A esse respeito, o filósofo brasileiro Paulo Freire, na obra "Pedagogia do Oprimido" defende um sistema de ensino capaz de promover a emancipação intelectual do discente. Sob essa lógica, as escolas do país vão de encontro ao ideário de Freire, na medida em que privilegiam a acumulação de conteúdos para êxito nos exames vestibulares, em detrimento do desenvolvimento do senso crítico. Dessa forma, tal paradigma tendencia a formação de um corpo social sem o engajamento requerido por um ente da democracia.       Fica evidente, portanto, a necessidade de retificar os entraves que não coadunam com o exercício pleno da cidadania. Para isso, cabe ao Terceiro Setor, em parceria com entidades, como as Associações de Moradores, incentivar a participação da população na política, por meio de manifestações em redes sociais e passeatas para cobrar dos representantes o cumprimento das deveres da suas funções. Paralelamente, convém ao Congresso Nacional, por intermédio de medidas legislativas, a exemplo de Projeto de Emenda Constitucional(PEC), propor alteração nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos Ensinos Fundamental e Médio para criação de disciplina específica de educação política, que trabalhe nas escolhas conceitos introdutórios sobre o tema. Almeja-se, a partir dessas propostas, a formação de cidadãos críticos e atuantes. Aumentam-se, assim, as chances de alcançar posturas semelhantes a de Gregório de Matos.