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Enviada em: 05/11/2018

Usuários de redes sociais, frequentemente, observam anúncios de produtos previamente pesquisados em ferramentas online, o que leva a uma sensação de monitoramento - como o realizado pelo Grande Irmão no livro 1984 de George Orwell. Assim, o descabido controle de dados evidencia uma inapropriada invasão de privacidade para fins lucrativos e, ainda, expõe estratégias capitalistas para aumentar o consumo - o que demonstra o poder que a internet tem sobre a população.        Diante do armazenamento e uso de informações de cunho pessoal por terceiros, a fim de impulsionar o consumo, tem-se a exposição indevida dos internautas. Nesse contexto, em meio a uma sociedade fluida, de acordo com a Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman, os cidadãos se mostram vulneráveis a um consumismo exacerbado. Dessa forma, a publicidade a partir de bancos de dados possibilita fisgar compradores compulsivos.       Sob o prisma da constante oferta de produtos, o consumo consciente demanda atenção. Por essa perspectiva, o usuário deve ser crítico, podendo aplicar a lógica cartesiana para analisar repetitivamente a necessidade do produto antes de realizar a compra. Por conseguinte, a estratégia capitalista aplicada é reprimida.    Urge, pois, a fim de evitar a divulgação de dados pessoais e, consequentemente, os anúncios inapropriados, que empresas de desenvolvimento de softwares elaborem ferramentas que evitem a captura dos dados. Dessa forma, os usuários poderão navegar na internet de forma mais segura, sem exposição à artimanhas capitalistas que visam o lucro.