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Enviada em: 06/11/2018

Muito se tem discutido, hodiernamente, acerca do uso da internet e a exposição de dados pessoais por seus usuários. Cabe ressaltar que, a influência da mídia no comportamento do cidadão não é algo atual. Após a Revolução Industrial, empresas investiram em publicidade para afetar na forma de agir e pensar do cidadão. Nos dias atuais, a internet tem poder influenciador perante o homem. Por esses motivos, há questões importantes que precisam ser entendidas: a facilidade do acesso à internet pelo indivíduo e o uso inapropriado dos dados desse indivíduo pelas empresas para criar mecanismos de influencia-lo.  Em primeira análise, deve-se entender que a sociedade capitalista hodierna é movida pela informação. A correria do cotidiano faz com que o cidadão busque formas de manter-se conectado e atualizado ao mesmo tempo. Tendo em vista essa necessidade, empresas de tecnologia desenvolvem "softwares" que atuam diretamente na ação do indivíduo, os algoritmos captam pesquisas recentes realizadas no aparelho eletrônico, selecionando informações que seguem a mesma linha de pesquisa e disponibilizando para o usuário em apenas um "click".  Em segundo lugar, a autonomia desses "softwares" selecionarem as buscas nos aparelhos eletrônicos, influencia no comportamento da pessoa. O fato de informações já estarem pré definidas disponíveis para o usuário, e a correria do dia-a-dia, as empresas usam desse momento a seu favor liberando informações de seu produto em meio às "playlists" criadas pelos algoritmos, incentivando o usuário a fazer compras que na verdade não precisaria.  Em suma, por esses motivos, faz-se necessário a intervenção do Ministério da Comunicação juntamente com o Ministério da Tecnologia, no que tange à fiscalização das informações publicadas pelos usuários da internet. Bem como, o próprio usuário poderá fiscalizar e denunciar o uso indevido dos dados pessoais por empresas de comunicação e informação. Tais medidas agirão na prevenção da manipulação dos usuários pela internet.