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Enviada em: 06/11/2018

Desde a criação da internet no século XX, no auge da Guerra Fria, para obtenção de informações, ela se tornou uma importante ferramenta para a sociedade, tanto para a comunicação, entretenimento, e até para a economia. No entanto, as pessoas estão sendo, meio que sem perceber, manipuladas pelos algoritmos da internet, a verem ou fazerem, o que eles dizem ser baseado em informações do próprio usuário, ou da rede de pessoas que faz uso de tal ferramenta. Dessa forma, convém analisarmos os problemas dessa manipulação por meio de tais dados.       Inicialmente, segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2016, indicou que cerca de 65% de indivíduos com 10 anos ou mais fizeram uso da internet. O que nos mostra o quanto a internet está presente na vida dos brasileiros, e o quanto elas podem os influenciar. E a tendência de tais dados é só crescer, por uma “necessidade” que as pessoas tem de se adaptar e fazer uso de tais tecnologias. E isso não é ruim, é que muitos usuários estão ficando com uma falsa ilusão de que estão vendo o que querem, quando na verdade estão vendo o que a máquina quer, o que não é bom pelo fato de ser apenas uma máquina controlando informações que dizem ser o que possivelmente o usuário gosta de ver, podendo ser influenciado por ideias de terceiros ou algo semelhante.        Além disso, outro fator que deve se analisado, é no quanto as pessoas estão dando credibilidade ao que elas veem em sites da internet. É fato que existe muitos sites que merecem credibilidade. Mas tomemos como exemplo, quando se entra em um site de notícias ou redes sociais, o usuário já não vai logo vendo o que ele quer, mas o que os algoritmos consideram ser relevante, baseado em dados de seus usuários. O que faz com que esses sites guiem os usuários para o que eles devem ver, e não diretamente para o que querem. O que nos mostra o quanto sites, redes sociais, ou aplicativos, podem manipular nosso comportamento em rede.        Portanto, convém que haja uma mudança do comportamento de usuários e sites. Se faz necessário que o estado, com ajuda de comitês gestores de internet, façam ações publicitárias nas redes sociais e nas escolas, locais a maioria desses usuários estão, para que tenham conhecimento do quanto a rede pode os manipular do que fazem ou pensam, afim de que eles tomem o devido cuidado em analisar se estão fazendo o que elas querem, ou o que a máquina quer que ela faça ou veja.