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Enviada em: 07/11/2018

É indubitável que a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados no meio virtual é um grave problema na sociedade contemporânea. Diante disso, segundo Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, vive-se uma Revolução Tecnológica, fator que tem alterado o modo de vida dos indivíduos, como também impactado na alienação da população. Por essa razão, é imprescindível pautar acerca da falta de fiscalização governamental, além da carência de educação digital nas escolas, a fim de discutir a respeito dessa temática.             De fato, sabe-se que a Constituição Federal de 1988 garante a liberdade de escolha como um direito inerente aos cidadãos. No entanto, o mau controle Estatal acerca da manipulação de dados no campo virtual atua como um obstáculo na ratificação desse benefício, situação que pode ser vista por meio das "Fake News", sendo notícias falsas que são difundidas nas redes sociais ou em sites para influenciar nos comportamentos e decisões dos sujeitos na sociedade. Destarte, é essencial a atuação governamental, no intuito de efetivar a aplicação da Carta Magna na população.              Ademais, de acordo com Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Em vista disso, a ausência do ensino digital nas escolas é um elemento que contribui com a alienação dos indivíduos, principalmente jovens, que conforme o site IBGE, mais de 80% dessa população está inserida no mundo virtual, questão que pode ser vista mediante a falta de questionamento dos sujeitos acerca dos dados expostos na internet, somado a dificuldade em se identificar a filtragem de informações feita pelos sistemas de busca, sendo condições que fomentam a manipulação dos internautas. Desse modo, é indiscutível a relevância dessa introdução, com o objetivo de mitigar essa problemática na sociedade.              Fica evidente, portanto, que é fundamental combater a alienação popular no meio virtual. Dessa forma, cabe ao Governo Federal fiscalizar os dados difundidos na internet, mediante a criação de órgãos específicos que visem fazer esse controle, aliado à contratação de técnicos em informática, com a finalidade de identificar e punir os difusores de "Fake News" na sociedade. Outrossim, cabe às escolas introduzir a educação digital como matéria para os alunos no Ensino Fundamental e Médio,  por meio da disponibilização de um horário semanal para essas aulas, com o propósito de gerar a criticidade dos sujeitos acerca do tema.