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Enviada em: 12/11/2018

A Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, prêve a todos os cidadãos o direito à educação, à segurança, ao bem-estar social e à liberdade de expressão. Entretanto, no Brasil, contemporaneiamente, vê-se que esse privilégio está sendo corrompido, quando se trata da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Nesse sentido, convém analisarmos os principais desafios e possível medida para atenuar o fenômeno.       Inicialmente, destaca-se como a utilização precose e exacerbada da internet sem instrução acarrenta na formação de indivíduos sem senso intelectual crítico. De acordo com o portal de notícias G1, cerca de 70% de crianças e adolescentes fazem uso incoerênte da tecnologia para diversificados fins. Logo, é inaceitável que em um país segnatário da Constituição Cidadã, o Estado não possibilite as escolas públicas para instruir o cidadão a fazer uso coercitivo e dicernir sobre as informações nas quais o mundo da internet oferece.       Outrossim, é válido salutar a respeito da alienação causada pela modificação na essência dos hábitos das pessoas que o uso desqualificado dos meios de comunicação digital acarrenta para a nação. Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações econômicas, políticas e sociais é a característica da modernidade líquida vivida no século XXI. Diante do exposto, infelizmente, infere-se que a sociedade encontra-se influênciada pelo mau uso das notícias visualizadas em seu cotidiano.       Infere-se, portanto, que ainda há entravez para garantir a solidificação dos presceítos estabelecidos na Carta Magna. Desse modo, urge que o Ministério da Educação, deve promover nas instituições de educação pública cursos direcionados ao ensino do uso correto das informações aderidas na internet, por meio de aulas práticas e palestras, com professores de informática e sociologia discernindo sobre a importância do uso consciente da tecnologia. Espera-se, com isso, uma sociedade crítica e qualificada para o manuseio da tecnologia informacional.