Materiais:
Enviada em: 06/11/2018

Segundo o filósofo Harbermas, os meios de comunicação, a exemplo da internet, seriam de extrema importância para disseminar de forma coercitiva pensamentos e opiniões. Decerto, atualmente, a ideia do pensador tornou-se assertiva, na medida em que o controle de dados, oriundos da era digital em que vivemos, influenciam e manipulam, de forma direta, no comportamento dos indivíduos. Nota-se que isso é um problema, já que tal atitude leva ao consumo, muitas vezes indesejado, e ao aumentos das bolhas sociais. Portanto, as raízes de tal problemática e seus efeitos devem ser levados em consideração.     Em primeiro plano, se por um lado ( pelo menos na teoria ) o desenvolvimento veio como um avanço para a sociedade, essa evolução, atualmente, revela-se como um problema, pois ao tentarem obter o lucro, muitas empresas criam bancos de dados e algoritmos, a fim de ter conhecimento sobre os indivíduos, podendo persuadi-lo ao consumo. A exemplo disso, pode-se citar o parque " Walt Disney", o qual disponibiliza aos seus visitantes pulseiras eletrônicas para a realização de compras, essas que vão ser cobradas diretamente nos cartões de crédito dos consumidores. Porém, segundo a BBC Brasil, tal atitude é apenas uma forma de saber os gostos das pessoas, já que as aquisições ficam registradas em bancos de dados para que posteriormente os indivíduos recebam ofertas de produtos promocionais semelhantes aos adquiridos nos parque, dessa forma estimulando o consumo alienado e, muitas vezes, desnecessário.          Outro efeito negativo do controle de dados na internet é a intensificação das bolhas sociais, haja visto que a partir dos algoritmos, oriundos das redes sociais e dos meios de pesquisa, as pessoas são manipuladas a lerem reportagens pré-selecionadas à elas, dessa maneira, devido à alienação hodierna, vários indivíduos ficam restritos a um grupo social específico e de pensamentos semelhantes, o que é um problema, pois segundo o jornal " Folha de São Paulo ", tal atitude inibe discussões e debates, mantendo as pessoas alienadas e sem pensamento crítico.            Em síntese, é dever do Estado, por intermédio de leis, proibir que as empresas usem dados das pessoas ( com o propósito de saber seus gostos ) sem a sua permissão, a fim de impedir o consumo alienado, como no caso do Walt Disney. É obrigação governamental, também, aliada às instituições de ensino, por meio de palestras e debates, mostras para as pessoas como as notícias podem ser pré- destinadas à elas de forma influenciável para acabar com a alienação hodierna e retificar a notícia da " Folha de São Paulo ". A Soma de tais medidas é de extrema importância para acabar com o problema em questão.