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Enviada em: 06/11/2018

Com a revolução 4.0 e a internet das coisas, sistemas de inteligência artificial e algoritmo bem desenvolvido, além de mais poderosos, têm mais poder de modulação de dados. Neste âmbito, fica cada vez mais nítido que, na era da informação, as pessoas são manipuladas constantemente pelos mesmos.   Em tempos de liquidez da humanidade, de Bauman, eles induzem a compra de produtos ou gostar de coisas na rede que, de certo, foram filtrados por robôs. Prova disso, são propagandas em redes sociais e e-mails, de sites de e-comerce que são visitados pelos navegadores.   Ademais, são levados também a acreditar em notícias falsas, às “fake news” tão famosas por espalharem o ódio, a mentira e a intolerância nas redes de comunicação de entretenimento social.    Neste cenário, fica claro, portanto que, a manipulação de dados influenciam de forma ativa e negativa nas escolhas dos internaltas. Logo, redes sociais e sites, devem restringir o acesso a informação, mudando a política de privacidade para que tomem suas decisões de compra, de gostos e no que acreditam com o mínimo de influência externa.