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Enviada em: 06/11/2018

De acordo com o sociólogo Thomas Marshall, a cidadania é uma conquista de direitos. Nesse sentido, quando indivíduos têm suas capacidades de decisões manipuladas, garantias cidadãs são violadas. Desse modo, empresas digitais, com o objetivo de mudar os comportamentos das pessoas, moldando ideias segundo o pensamento político e comercial empresarial, estão controlando as escolhas dos sujeitos na internet.     Em primeira análise, cabe afirmar que, consoante o filósofo Jean Baudrillard, a abundância de informações gera a desinformação. Dessarte, com o avanço dos meios de comunicação, empresas virtuais, tendo conhecimento que os indivíduos estão buscando informações pela internet, investem em mecanismo digitais capazes de filtrar buscas feitas pelos usuários. Um exemplo disso é quando as pessoas recebem diversos anúncios de mercadorias depois de realizarem um simples pesquisa, fato que dificulta o acesso a outros produtos.     Ademais, em cenários de intensas discussões políticas, ideologias partidárias também são objetos de filtros. Tendo em vista que, atualmente, as redes sociais são ambientes propícios para a divulgação de informações, dispositivos de controle de dados, dificultando o acesso das pessoas a outras informações são constantemente usados pelas empresas, manipulando os comportamentos dos cidadãos. Um exemplo disso é o mecanismo proposto pela empresa Facebook de impulsionar informes.      Portanto, a fim de garantir as conquistas cidadãs, segundo Marshall, o Poder Legislativo, mediante o Plano Plurianual, deve priorizar o repasse de verbas para o Ministério da Justiça e aos órgãos de inteligência, com o intuito de eles investirem em mecanismos, como aplicativos digitais, que facilitem o acesso virtual transparente das pessoas, de modo a evitar o controle de dados e filtros feitos pelas empresas virtuais.