Materiais:
Enviada em: 05/11/2018

É inegável que, a internet, tenha se tornado uma importante ferramenta aos seus usuários, possibilitando-lhes, uma ampliação no modo de vida em sociedade. No conceito de heteronomia, do filósofo Immanuel Kant, são as regras e os julgamentos sociais que influenciam as pessoas, fazendo-as abdicarem das suas próprias vontades. Hodiernamente, tal influência ocorre, diretamente, no ambiente virtual. A facilidade de acesso a informações, verídicas ou não, corrobora com mudanças comportamentais da população brasileira.  A Revolução Industrial foi um marco, em todos os âmbitos, ao longo da história. A descoberta da tecnologia, permitiu a aproximação social em longas distâncias. Entretanto, a dependência gerada, por essa inovação, tem levado os brasileiros a uma dificuldade na identificação dessa "doutrinação midiática". Atentar-se as notícias e as suas origens, são imprescindíveis para que o indivíduo não se torne "refém" desta cultura.  Outrossim, a realidade virtual tem se transformado numa potência econômica. Antigamente, a imposição velada ocorria por meios televisivos, em propagandas e novelas, mas que não resistiu a força e ao poder de alcance da internet. Tristemente, a informação tornou-se produto comercial, na qual, a população brasileira está condicionada.  Portanto, medidas são necessárias para transformar essa realidade. Consoante o escritor francês, Victor Hugo, o que move o mundo não são as máquinas e sim as ideias. Sendo assim, cabe ao Estado, juntamente, as escolas, a promoção da educação digital, por meio de palestras e campanhas, visando - não somente o ambiente escolar - como a sociedade em toda sua amplitude, permitindo a troca de conhecimento e informações relevantes para a verdadeira liberdade virtual.