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Enviada em: 05/11/2018

“Tornou-se aterradoramente claro que a tecnologia ultrapassou a humanidade.” A afirmação de Albert Eistein se faz verdade no atual contexto mundial, no qual os meios digitais exercem -explícita e implicitamente - forte influência no comportamento de toda humanidade, que faz uso de tais recursos de maneira alienada e desprovida de criticidade. Com efeito, evidencia-se a urgência na investigação das causas e consequências do impasse.  Em primeira análise, observa-se que a população não é capaz de fazer juízo sobre a maneira pela qual seu comportamento pode estar sendo influenciado pela internet. Tal situação é corroborada pelo cenário de modernidade líquida -expressão criada por Bauman para explicar a fluidez de tudo na contemporaneidade. Hodiernamente, os indivíduos são facilmente manipulados e controlados por conta dessa fluidez do dia a dia e não há espaço paro refletir sobre se seus atos estão sendo realmente autênticos ou se há uma ilusão de liberdade no qual algoritimos impõem a massificação dos desejos individuais.  Em segundo plano, a maneira pela qual o indivíduo é levado a pensar o faz desejar por produtos ou serviços que antes eram supérfluos ou desinteressantes. Existe, por exemplo, algoritimos que são capazes de rastrear o que o usuário tem mais afinidade -como músicas, determinadas lojas, estilos de roupa, eletrônicos pesquisados pelo mesmo- e mostra propagandas, faz “playlists” de musicas similares às já acessadas, mostra novos produtos parecidos. Dessa maneira, faz com que o usuário fique em uma zona de conforto que o impede de questionar sobre se precisa ou não desses produtos e serviços, adquirindo-os e fazendo uso deles sem pensar. Em suma, a sociedade está alienada, por isso, essa não é mais autêntica.   Destarte, urge que medidas sejam adotadas para erradicação do impasse. Primeiramente, seguindo a ideia de Epicteto de que só a educação salva, o Ministério da Educação deve criar nas escolas -em todos os níveis do aprendizado- um projeto perene de conscientização que , através de atividades e dinâmicas lúdicas, estimulem os alunos a pensar e os ensinem diretamente que se deve ficar atento ao que a internet impõe. Ademais, tal ação deve ser estendida para a comunidade, orientando a população por meio de palestras ministradas pelos próprios alunos sobre os riscos da alienação nos meios digitais. Dessa forma, a população não se deixará ser mais ultrapassada pela tecnologia, como temia Eistein