Materiais:
Enviada em: 05/11/2018

O século XXI está sendo marcado pela Era tecnológica. Steve Jobs uma vez falou que a tecnologia move o mundo, mas nem sempre acontece no bom sentido. Como a dispersão de informações na internet, o que remete a obtenção de dados que contribuem para o manuseio do comportamento da pessoa que utiliza esse meio. O sistema muitas vezes utiliza a coleta de informações para conseguir para conseguir levar o usuário a escolha do seu objetivo sem ele saber.       Nessa perspectiva, ao mesmo tempo que o usuário se beneficia com sua bolha digital, o sistema tem todos seus dados coletados que influenciam muitas vezes na escolha dele, de acordo com um dado do IBGE 64,7% de crianças no Brasil tiveram acesso à internet no ano de 2016, esse grupo pode ser considerado de fácil influência entre os outros usuários e o sistema tem grande vantagem sobre isso.       Visto que atualmente vive-se em uma era consumista é muito fácil de manipular, principalmente as crianças, tanto na parte de almejar produtos recém lançados como a vontade de se encaixar em padrões de comportamento que aparecem em séries e filmes. Desse modo o sistema coleta cada vez mais dados e assim conseguem lucrar e passar para seu usuário uma falsa opção de escolha. O que leva a refletir sobre a ética das empresas a partir do momento que usam algoritmos para coletar informações sem a ciência do usuário.            Evidentemente, o sistema saí por cima manipulando seus usuários , que não percebem, no entanto é necessário que haja por parte do Estado uma fiscalização maior na segurança das informações, investindo mais nas pesquisas para que haja menos manejo das empresas sob usuários e também a criação de leis que impeçam a coleta de informações sem a ciência do usuário, exigindo das empresas que criem plataformas em seus sites explicando como o algoritmo funciona e como ele pode influenciar as pessoas para que se conscientizem sobre o papel dos sistemas.