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Enviada em: 23/04/2019

Com o advento da internet, diversos países do mundo passaram por profundas transformações técnicas e sociais, impulsionando o desenvolvimento tecnológico, a globalização e o acesso à informação. Entretanto, essa inovação também trouxe impactos negativos à sociedade, decorrentes do uso indiscriminado dos dados dos usuários da internet com o objetivo de manipular o seu comportamento para fins de consumo. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, sendo indispensável identificar as suas causas e consequências para que sejam propostas medidas resolutivas para a problemática.     Inicialmente, convém analisar o motivo pelo qual o comportamento das pessoas é facilmente manipulado no ambiente digital. Para tanto, vale citar o Mito da Caverna, descrito por Platão, que apresenta a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade. Sob esse viés, infere-se que a sociedade busca se abastecer de informações em consonância com seu ponto de vista, ou seja, não há interesse no diálogo com aquilo que é contrário ao seu conceito de verdade. Logo, plataformas digitais se apropriam desse fenômeno social e geram conteúdos específicos a fim de direcionar o usuário para determinados padrões de consumo.     Ademais, outro ponto relevante, nessa problemática, é a consequência que a manipulação do comportamento, em decorrência do controle de dados na internet, gera para a sociedade. De acordo com o filósofo Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, percebe-se que, se as pessoas recebem passivamente informações e essas apenas corroboram o seu modo de pensar, o senso crítico será profundamente abalado. Assim, o resultado será uma sociedade com indivíduos presos em uma bolha social com a visão deturpada da realidade.     Portanto, medidas são necessárias para resolver essa problemática. O Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Tecnologia, deve promover palestras e oficinas lúdicas nas escolas, por meio de profissionais especializados, com a finalidade de fomentar o senso crítico nos alunos, pais e responsáveis, demonstrando a importância do questionamento das informações que são recebidas no ambiente virtual, bem como de se buscar o conhecimento também em outras fontes. Essas oficinas devem ser realizadas em todos os turnos (manhã, tarde e noite) e devem ser transmitidas nas redes sociais, a fim de propiciar a participação e envolvimento de grande parte da sociedade. Dessa forma, espera-se diminuir a manipulação digital por meio do senso crítico.