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Enviada em: 05/11/2018

Na Coréia do Norte a internet é extremamente limitada pelo governo para que as pessoas consumam informações e pensem de forma direcionada. Apesar de soar distante, essa realidade não é muito diferente das limitações que os algoritmos impõem para os usuários de onde a navegação é tida como livre. De forma sutil, esses códigos influenciam o comportamento das pessoas ao delimitar sua visão de mundo. Algoritmos são códigos que aprendem as preferências do usuário e, a partir de então, filtram todas as postagens, anúncios, notícias e resultados de busca que aparecem para ele. Dessa forma, as pessoas veem apenas o que se adequa ao seu perfil, ficando presas dentro de bolhas sociais com a falsa ilusão de liberdade de escolha. Segundo Schopenhauer, o mundo vai até onde sua visão de mundo alcança, logo, os algoritmos estão contribuindo para uma sociedade com o conhecimento de mundo limitado. Além do navegante ficar sujeito à ausência de diversidade de informações e recortes sociais em sua rede, ele também fica a mercê dos impulsos de consumo. Ao ver constantemente os mesmos anúncios em diferentes páginas da internet, o usuário conclue inconscientemente que precisa do produto. Afinal, já que está em todos os lugares, todos devem estar comprando, certo? Esse "Comportamento de Manada", cunhado pela psicologia econômica, leva as pessoas a comprarem o que não precisam, podendo leva-las ao endividamento e contribuindo para o consumismo desenfreado. Para resolver esse problema, é necessário informar a população através da mídia para que os usuários entendam como funcionam os algoritmos e naveguem com mais consciência. Além disso, o Ministério da Educação em parceria com as escolas, deve fazer uma campanha voltada para a conscientização dos estudantes. Formando, assim, cidadãos que sabem buscar conhecimento burlando as limitações dos códigos ao analisar as informações criticamente.