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Enviada em: 06/11/2018

Segundo o filósofo italiano Noberto Bobbio, a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem. No entanto, pode-se notar que, no Brasil, os internautas compõem um grupo altamente desfavorecidos no que se refere à liberdade de escolha. Nesse contexto, torna-se evidente a manipulação dos meios de comunicação, bem como a ignorância da sociedade.        Deve-se pontuar, a princípio, que a premissa filosófica de São Tomás de Aquino, é que todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância e cidadania. Nessa lógica, é notável que os meios de comunicação não cumprem o seu papel enquanto agente disseminador de informações, uma vez que não proporciona aos internautas, a imparcialidade, o que caracteriza uma falta de respeito à esse público. A lamentável manipulação a qual estão submetidos esses indivíduos, é percebida através da filtragem de dados, que faz com que eles se limitem apenas as informações que aparecem. Dessa forma, pode causar entraves nas decisões pessoais e, por conseguinte, uma manipulação em massa.          Além disso, outra problemática enfrentada acontece devido à falta de conhecimento da própria população, que deveria conscientizar-se a respeito da situação a qual estão submetidos, mas, por não acontecer, gera uma letargia social. Essa gênese fica evidente sobre o pensamento do filósofo Jean Jacques Rousseau, ao dizer que “O homem nasce livre, mas por toda parte se encontra acorrentado”. Assim, a ignorância produz concepções errôneas na sociedade a respeito de suas escolhas, por acharem que de fato estão abertos a todas informações, o que aponta uma situação objeta sobre a inexistência da necessidade de pesquisar mais amplamente o assunto.           Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para atenuar o impasse. É importante que o Poder Público, em parceria com canais e redes de comunicação, promovam a circulação ampla e eficaz de informações, não voltadas somente para os interesses pessoais. É imprescindível ainda, que o Governo realize campanhas publicitárias em redes sociais e em tv, para que conscientize a população a respeito da necessidade de aprofundar pesquisas, para que tenham um conhecimento amplo de todas as temáticas, e não se limitem apenas ao que é dado, para que a partir do conhecimento, seja evitada a manipulação.