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Enviada em: 05/11/2018

Com o advento das Revoluções Industriais, a humanidade deparou-se com significativas transformações, tanto na esfera social quanto na conjuntura econômica. Analogamente as mudanças decorrentes de tal período, a Revolução Tecnológica, iniciada  a partir da segunda metade do século XX, e marcada, predominantemente, pelo uso em massa da internet, tem sido responsável por influenciar o comportamento de seus usuários, tendo como base seus perfis de pesquisa no ambiente virtual, gerando, desse modo, reflexo nas preferências individuais e na esfera econômica do país.    A teoria da indústria cultural proposta pelo filósofo Theodor Adorno se configura como um exemplo da influência da rede de dados na manutenção do comportamento dos usuários. Isso acontece, pois, à medida que a busca por determinado gênero de produções culturais se torna comum a um grande número de pessoas nas plataformas  virtuais, a propagação desse mesmo gênero torna-se mais intensa nos canais de comunicação da internet, por ser entendido como uma preferência coletiva, alcançando, assim, maior adesão entre outros usuários de tais plataformas, culminando, ainda que inconscientemente, em uma homogeneização cultural, propiciada pelo poder de influência da Revolução Tecnológica.   Além disso, a esfera econômica também tem sido afetada pelo controle de dados da internet. Isso se dá porque a busca por determinados produtos nas lojas virtuais faz com que haja, posteriormente, uma circulação constante de  propagandas vinculadas a tal produto, persuadindo os usuários à sua aquisição e fomentando, assim, o consumismo no país. É desse modo, portanto, que a rede virtual tem se tornado detentora do monopólio de influência de decisões na população brasileira.    Frente ao exposto, fica evidente a necessidade de uma educação tecnológica a fim de proporcionar à população um uso mais consciente das plataformas virtuais. Para isso, o Ministério da Educação deve implantar, como atividades extracurriculares desde o ensino fundamental, matérias referentes ao uso da internet e do seu poder de influência, e para que haja um alcance nacional, deve, ainda, em parceria com a mídia, por meio de campanhas, veicular informações em redes sociais e televisão aberta, que conscientizem toda a sociedade acerca dos malefícios do uso do ambiente virtual sem um senso crítico. Somente desse modo será possível garantir o uso responsável das ferramentas e mudanças propiciadas pela Revolução Tecnológica.