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Enviada em: 05/11/2018

Nota-se que junto ao crescimento do número de usuários dos vários serviços disponibilizados pelas gigantes empresas da internet, como a Google, o Facebook, o Spotify e diversos outros, que há um evidente aumento no controle de dados dos usuários, buscando aumentar a satisfação do usuário e, consequentemente, conquistando a fidelidade do mesmo e atraindo novos usuários, fazendo assim que haja crescimento nas ações e na receita de determinada empresa. Indubitavelmente o Facebook é a maior rede social do mundo, com milhões de acessos diários. Esse fato transforma a rede em uma gigante vitrine virtual, chamando a atenção de diversas empresas para publicarem anúncios no seu site. Há também vários aplicativos dentro do Facebook, e cada um deles requer acesso a várias informações do usuário para seu uso. Há uma quantidade de dados tão extensa sendo obtida, que há suspeita de uso dessas informações em casos de manipulação, como no escândalo recente das eleições dos Estados Unidos. As plataformas de streaming de vídeo, filmes e séries e músicas, como o YouTube, a Netflix e Spotify também são grandes utilizadores de dados. Por se tratar de serviços de mídia que abrangem os mais variados gostos musicais, de filmes e outras mídias, eles utilizam um algoritmo para entregar ao usuário conteúdos relacionados aos consumidos. São exemplos disso o "Mix Diário" do Spotify e o "Para Você", da Netflix. Fica evidente então que há uma grande coleta de dados, que gera preocupação quanto a sua liberdade e dúvidas sobre estar sendo manipulado. É preciso que haja ampliação dos direitos no Marco Civil, garantindo que o usuário possa escolher precisamente quais dados deseja compartilhar, resultando em maior segurança e liberdade. Também é de extrema importância o comprometimento das empresas com esses dados, garantindo que os mesmos não vão ser utilizados por terceiros, utilizando de métodos de segurança como a criptografia, que impedirá a manipulação total e uso indevido desses dados.