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Enviada em: 05/11/2018

"Penso, logo existo" a célebre frase dita pelo filósofo Renê Descartes sintetiza o seu raciocínio de que, através da dúvida –forma de pensamento– é definida a nossa existência. Não obstante, com a Revolução Técnico-Científico-Informacional no século XX, e a chegada da internet, houveram profundas mudanças estruturais em nossa sociedade, e o meio virtual passou a ser uma forma de adquirir informações. Dessa forma, redes sociais criaram algoritmos para filtragem de informações, gerando uma manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados, fazendo indivíduos descartarem a dúvida metódica descrita por Descartes e criando efeitos de ilusão de liberdade de escolha e opiniões sintéticas/superficiais.  É indubitável que há ilusão na liberdade de escolha de indivíduos. As redes sociais passaram a criar algoritmos, que filtram informações e moldam nossa forma de pensar. De maneira análoga, ao buscarmos informações no meio virtual somos levados a “trending topics” ou títulos determinados por critérios de relevância, que não sabemos como são selecionados, e nos guiam para informações que as redes querem que vejamos, não às informações necessárias.  Outrossim, esse não é o único efeito gerado por conta da manipulação de comportamento do usuário na internet. Os algoritmos criados pelas redes, em poucas palavras, são uma opinião embrulhada em código, que ao ofuscarem a liberdade de escolha, consequentemente, criam opiniões sintéticas e superficiais. Ao seguir essa linha de raciocínio, observa-se em assuntos políticos, por exemplo, indivíduos que se blindam –por conta própria e pela filtragem das redes– a se informarem apenas ao que convém, ignorando ou não obtendo acesso a opiniões divergentes e, muitas vezes, criando opiniões superficiais. Destarte, os efeitos da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet na contemporaneidade são ilusão de liberdade de escolha e opiniões sintéticas/superficiais. Assim, o Ministério da Educação, a fim de atenuar o problema, deve criar um material didático específico objetivando estimular o senso crítico de jovens e buscar informa-los sobre questões de atualidades. O Poder Legislativo, por sua vez, deve engendrar um projeto de lei buscando a transmissão de propagandas na grande mídia, em horário nobre, com vistas a incentivar indivíduos a obterem informações através de outros meios, para não serem influenciados por algoritmos do meio virtual. Com essas ações, espera-se promover a dúvida metódica descrita por Descartes, e fazer com que indivíduos pensem ao invés de apenas reproduzirem informações.