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Enviada em: 05/11/2018

A Terceira Revolução Industrial, no século XX, foi um avanço tecnológico e científico, proporcionando maior e mais rápido acesso ao conhecimento. Entretanto, na sociedade contemporânea, a era da informação tem uma problemática exponencialmente relevante: a seleção de dados na internet direcionada para cada usuário. Nesse contexto, há fatores primordiais a serem levados em consideração, tais como: a falsa visão de liberdade e a influência para a cultura consumista. Mormente, diversas pessoas formam suas opiniões e escolhas através de notícias encontradas apenas em sites e não procuram outras fontes. Segundo o sociólogo Émile Durkheim em sua obra "A Educação Moral", o conflito consiste na anomia, ou seja, na ausência ou na insuficiência das relações sociais. Nesse viés, há uma falha das escolas, que não auxiliam os jovens, maior parte dos usuários, a buscarem diversas fontes de conhecimento, como livros e documentários. Desse modo, a escola seria formadora de cidadãos críticos e conscientes do seu papel social, ensino proposto pelo pedagogo Paulo Freire, em sua obra " Pedagogia do Oprimido".         Dessa forma, através da filtragem de informações, os produtos e mercadorias são selecionados de forma que as propagandas sejam atrativas, tornando o usuário em consumidor.De acordo com o aforismo do filósofo Thomas Hobbes, “o homem é o lobo do próprio homem", ou seja, é essencialmente egoísta e visa seus próprios interesses.Assim, as empresas aproveitam da internet para lucrar com seus objetos e utilizam excesso de propagandas e apelos, através de imagens e textos, influenciando diversas pessoas a consumirem sem necessidade.Então, muitos indivíduos tornam-se consumistas e criam dívidas que podem gerar transtornos, como a depressão.        Torna-se evidente, portanto, que é imprescindível a tomada de soluções. Nesse viés, cumpre ao Governo formentar, em parceria com o Ministério da Educação, atividades lúdicas, palestras e debates, com profissionais especializados, como professores, técnicos de informática e analistas de sistema, a fim de orientas alunos das escolas e suas famílias a terem consciência da seleção de dados da internet. Ademais, cabe ao estado verificar com mais cautela a legislação Marco Civil da internet, proposta em 2014, com o objetivo de garantir os direitos e deveres de todos os usuários, limitando as ações de empresas que prejudicam a população e assim, a proporcionar uma rede justa e adequada a população.