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Enviada em: 05/11/2018

A Revolução Técnico-Científica inaugurou a Era da Informação e possibilitou o surgimento da internet como ferramenta de amplo alcance social, influenciando os usuários quanto a forma de interpretar a realidade. Nesse contexto, a manipulação de parte da população pelas mídias sociais fomenta o alinhamento desses internautas às ideologias equivocadas, as quais possuem fins lucrativos e promovem o distanciamento do cidadão das mazelas sociais, o que se deve a fatores como frágil atuação das instituições de ensino e omissão social.  Convém ressaltar, a princípio, que a educação regular precária é fator determinante para um corpo social subordinado aos interesses de grandes corporações econômicas. Consoante ao filósofo Immanuel Kant, compete a escola a função de conceder informações críveis aos estudantes, assim como, de estimular a razão crítica dessa parcela da população, contudo esse conceito encontra-se deturpado no Brasil, à medida que, no âmbito escolar, faltam profissionais especializados que orientem o manuseio da internet como fonte de dados para que os jovens são sejam subservientes a um estilo de vida consumista e que exclui os nichos culturais.   Deve-se abordar, ainda, a passividade social como impulsionadora do problema, uma vez que é imprescindível recorrer a diversos sites de notícias credibilizados, a fim de não se adequar aos paradigmas, estabelecidos de forma técnica para alienar o indivíduo diante dos impasses sociais. Conforme o filósofo alemão Theodor Adorno, a indústria cultural, fortalecida pela ascensão do uso da internet, padroniza o comportamento das pessoas e promove a felicidade individual em detrimento dos princípios da cultura formativa, sendo essencial que o cidadão busque a verdadeira cultura presente na literatura e na arte, as quais conferem reflexão ao corpo social.         Infere-se, portanto, que o Ministério Público em parceria com Assistentes sociais deve ampliar o contato social com a educação por meio de palestras elucidativas que esclareçam sobre a manipulação midiática.