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Enviada em: 06/11/2018

Na obra pré-modernista "Triste fim de Policarpo Quaresma", o personagem principal idealiza uma imagem extremamente positiva do Brasil, que, na opinião dele, necessita somente de pequenos ajustes para se tornar uma nação desenvolvida. Entretanto, fora da ficção, não há dúvidas de que o país enfrenta obstáculos, dentre eles a constante manipulação do comportamento das pessoas pelo controle de dados da internet, o qual ocorre não só pelo avanço tecnológico, mas também em decorrência da banalização escolar frente à problemática.    Em primeiro plano, percebe-se que o avanço do mundo digital contribuiu para acentuar o impasse. Com o advento da Terceira Revolução Industrial e avanço da internet, cada vez mais pessoas buscam informações por meio do conteúdo virtual em decorrência das facilidades provocadas por essa inovação. No entanto, o que era para representar uma melhoria para a sociedade na pós-modernidade, vem se configurando como um problema, haja vista que as empresas desse ramo realizam uma análise dos interesses de cada usuário e utilizam essa informação para moldar o comportamento social.     Além disso, de acordo com o educador Paulo Freire, a escola tem o papel de ensinar o aluno a "ler o mundo" para, assim, transformá-lo. Entretanto, instituições de ensino contemporâneas não abordam, ao decorrer do ano letivo, assuntos tangíveis à realidade dos estudantes, como os perigos provocados pela manipulação da internet. Dessa forma, crianças e jovens crescem sem realizar uma análise crítica do conteúdo acessado, facilitando o trabalho das empresas virtuais que se apropriam da falta de leitura do mundo por parte dos seres humanos para influenciar o comportamento social e as decisões dos internautas.     Portanto, a constante manipulação do comportamento do usuário provocada pelo controle de dados da internet, representa uma ameaça não somente aos indivíduos diretamente envolvidos, como a todos que, indiretamente, figuram-se como vítimas de seu legado. Posto isso, é substancial que a escola promova aulas menos conteudistas e que abordem mais a realidade dos estudantes, por meio de debates e palestras com profissionais da informática alertando sobre os perigos da manipulação virtual e a necessidade de filtrar informações nos dias hodiernos. Espera-se, com isso, fazer com que o avanço tecnológico seja utilizado para a progressão social sem moldar as escolhas dos internautas. Sendo assim, observada a ação das instituições de ensino, alçará o Brasil que Policarpo Quaresma tanto exaltava.