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Enviada em: 06/11/2018

Atualmente, podemos dizer que, devido ao acesso de tudo que vemos, fazemos e até por onde andamos, as grandes empresas de tecnologia conhecem seus usuários mais até do que ele mesmo  e através desses dados, essas corporações se associam a indústria cultural e cada vez mais nos oferecem aquilo que realmente queremos, levando-nos a uma alienação cultural e uma ditadura da obediência influenciada, em que não somos livres para escolher, mas sim vítimas dos algoritmos da imposição.  Tal problema é evidente no meio digital em nossa sociedade, prova disso é que quase sempre em nossas redes sociais o que aparece são postagens que aprovamos e curtimos, no site de videos online são recomendados videos que são exatamente o que queremos e nos aplicativos de notícias são selecionados precisamente aquilo que almejamos ler, algo ruim que leva as pessoas a crer que só existe aquilo que elas gostam e passam a viver em um submundo paralelo da ilusão.   Além da imposição cultural, em que videos, músicas e notícias são selecionados de acordo com o usuário, muitas empresas usam os dados digitais dos clientes e produzem algoritmos para oferecerem propagandas personalizadas, que oferecem aquilo que o cliente quer comprar, algo que gera lucro em cima do abuso do uso de dados.    Fica evidente,portanto, que a atual manipulação é prejudicial a sociedade e deve ser amenizada e combatida. Cabe ao poder legislativo criar leis que limitem o acesso e uso de dados dos usuários sem sua completa autorização.Já o governo e a mídia devem alertar a população sobre o problema sugerindo que sempre leiam os termos de uso de qualquer site e aplicativo e boicotem empresas que explicitamente usem os dados dos clientes para fins próprios, só assim a situação poderá ser resolvida e o problema amenizado.