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Enviada em: 06/11/2018

Algoritmos Influenciadores “As pessoas não sabem o que querem até mostrarmos a elas”. A frase é de Steve Jobs, co-fundador da Apple, atualmente a maior empresa de tecnologia do mundo. Ela exemplifica como as grandes companhias utilizam dados dos consumidores para traçar perfis e criar produtos. Dessa forma, torna-se possível a manipulação do comportamento de quem está “online”, geralmente a fim de fazê-los consumir algo e, assim, gerar lucro.       Cada consumidor tem anúncios e recomendações de conteúdo individuais. Isso é possível porque os meios de marketing e propaganda foram redesenhados a parir da “explosão” do uso da internet. Hoje eles utilizam o que se chama de “Big Data” (um banco de dados mundial com informações de todos os que “navegam” na rede) para descobrir o que o determinado público gosta e, dessa maneira, guiar seus investimentos e esforços em determinados desenvolvimentos.       Google, Facebook e Netflix são exemplos de empresas que armazenam os dados de seus usuários, suas pesquisas e o que eles assistem, por exemplo. A partir deles e com o uso dos chamados “algoritmos” (robôs que cruzam tais informações) é possível definir seus gostos acerca de filmes, aplicativos e notícias, por exemplo. É assim que mantém seus utilizadores na rede, para consumir seus serviços ou comprar seus produtos.       Em suma, aquilo que se faz na internet gera um perfil para cada usuário e as grandes companhias utilizam essas informações para lucrar. As decisões sobre o quê assistir, escutar ou comprar estão influenciadas mesmo que se pense terem sido tomadas por si só. O chamado “Marco Civil da Internet”, aprovado em 2014, trouxe avanços referentes às regulamentações do uso desses dados armazenados, contudo, pode ser feito através do Ministério da Ciência e Tecnologia, campanhas para orientação do uso correto dessas informações e a fiscalização das empresas que as utilizam. Outra medida para trazer mais transparência seria obrigar que os anunciantes coloquem um aviso que alerte ao usuário que o anúncio exibido foi definido através do uso de algoritmos.