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Enviada em: 06/11/2018

No século XVIII, durante a Revolução Francesa, teve o surgimento do jornal "Canards" que objetivou transmitir informações caluniadas a respeito da rainha Maria Antonieta e controlar a população da época. Assim como ocorreu séculos passados, a sociedade contemporânea vive em um contexto  preocupante de manipulação do comportamento dos indivíduos na era de ascensão da internet. Entre os principais obstáculos que ocasionam esse problema, destacam-se: a ditadura do algoritmo e a negligência do poder público.   Em primeiro lugar, os algoritmos das redes selecionam as informações que os usuários tem acesso, ou seja, esses dados funcionam com base nos discursos do controle simbólico.Nesse viés, o sociólogo francês Michel Foucault defendia que todas as estruturas linguísticas possuem a capacidade de impor a verdade e a ilusão de liberdade de escolha aos interlocutores. Nesse contexto, a propagação de notícias e o modelo de consumo cultural divulgados pelas redes sociais e internet exercem o poder simbólico sobre as pessoas, visto que toda linguagem é dotada de ideologia segundo Foucault. Entretanto, uma parcela significativa dos navegantes brasileiros não compreendem o poder do controle do discurso na internet, o que contribui para a permanência da manipulação cibernética.    Em segundo lugar, o modelo de educação vigente na atualidade é outro fator preponderante para a existência dessa problemática. Diante do cenário nacional, é possível perceber que as instituições escolares falham no processo educacional, tendo em vista que são poucas as escolas que oferecem a disciplina de informática voltada para o uso consciente da internet. Dessa maneira, as ideias contidas na obra "Pedagogia do Oprimido" do filósofo Paulo Freire devem fazer parte da realidade do Brasil, pois é essencial desenvolver o senso crítico a fim de que os usuários aprendam a filtrar as informações e sejam os reais autores das suas escolhas.   Portanto, para que os comportamentos dos usuários não sejam alterados devido a alienação e a manipulação da internet, o Ministério da Tecnologia deve investir na reestruturação das redes. Isso pode ser feito por meio do desenvolvimento de selos de qualidade que informem aos indivíduos o nível de confiabilidade das informações e das propagandas. Ademais, o Ministério da Educação, em parceria com as Universidades, pode implementar nas grades curriculares do ensino básico ao superior a obrigatoriedade da disciplina de informática por intermédio da contratação de professores da área.