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Enviada em: 20/11/2018

Pode-se observar que o advento da tecnologia durante a fase da Revolução Industrial impulsionou, consecutivamente, o aparecimento de diversos meios de comunicação, dentre eles, a internet. No entanto, nota-se que o uso dessa ferramenta tem se tornado prejudicial para a vida dos indivíduos, visto que as redes sociais presentes nesse meio, logram-se de mecanismo que resultam em uma rígida manipulação no comportamento da sociedade. Dessa forma, deve-se analisar como a ignorância popular e a sociedade de consumo contribuem com tal problemática.   Convém ressaltar, a princípio, que a ignorância popular é um dos principais agentes impulsionadores do problema. Pode-se relacionar esse fator com a ideia do sociólogo Zygmunt Bauman, na qual ele caracterizava as relações sociais como ''inconsistentes''. Sendo assim, percebe-se a inconsistência na posição da sociedade diante da manipulação exercida pela internet, visto que encontram-se alienados diante deste controle, além de não possuir perspectiva suficiente em relação aos perigos existentes nesta ferramenta. Por conseguinte, essa ignorância popular torna os indivíduos suscetíveis a inúmeras formas de manipulação, dentre elas, a fake news, que se trata de notícias falsas divulgadas com o intuito de atingir determinado público-alvo, causando uma certa influência no seu comportamento.   Atrelado a isso está a existência de uma sociedade de consumo. Analogamente a Indústria Cultural, caracterizada pelos filósofos de Frankfurt, na qual os produtos das empresas eram vendidos como bens culturais, a fim de gerar um consumismo social, está a indústria eletrônica. Nota-se que nesta, as empresas estão voltadas para a criação de meios que visem estimular o consumismo exacerbado nos indivíduos, os quais desenvolvem uma postura\comportamento consumista frente a tal comércio eletrônico. Em consequência disso, está a banalização do comércio na internet, uma vez que a prática é tornada corriqueira pelos usuários da rede.  Diante do impasse, tornam-se necessárias medidas interventivas. Sendo assim, o Ministério das Comunicações deve elaborar propagandas\anúncios, por meio de veículos midiáticos - como canais de televisão e redes sociais - a fim de alertar a população sobre a manipulação do comportamento social exercida pela internet. Ademais, tais medidas devem levar em consideração a existência de uma sociedade de consumo, buscando divulgar, a partir do uso destes veículos de informação, as formas de controle desses indivíduos, com o intuito de minimizar o entrave existente.