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Enviada em: 08/11/2018

Com a consolidação da Globalização e da Revolução Informacional a partir de 1990,a internet se tornou o meio de maior fluxo comunicativo e armazenamento de dados da população mundial. Entretanto, os sistemas operacionais de sites e aplicativos usam de tais informações para induzir a seus interesses próprios, ocorrendo assim, a manipulação do comportamento dos usuários. Logo, faz-se necessário analisar os fatores contribuintes de tal emblemática, como o uso excessivo da internet e a influência que ela causa para o mercado consumidor online.   Em primeira análise, cabe ressaltar que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com acesso a internet no Brasil, em 2016, eram 116 milhões. Todavia, a utilização desenfreada dessa linha, corrobora para que seja cada vez mais alta a exposição pessoal sobre, por exemplo, gostos musicais, preferência alimentar, notícias de jogos, etc, pois tudo o que é pesquisado é absorvido pelos servidores e , estes, levam as informações para o usuário de acordo com sua influência.   Além disso, todos os dados repassados para a pessoa sob influencia do sistema, gera um mercado consumidor online conciso. Nesse sentido, Adorno e Hokheimer, sociólogos alemães, criaram o conceito de Indústria Cultural, o qual diz que tudo o que é propagado pelas redes e mídias é desprovido de criticidade, e tem como objetivo o lucro, ou seja, influenciar as massas a comprar seus produtos externos.   Portanto, em consonância com o cenário manipulador em que as pessoas são afetadas através do uso de dados, é indiscutível que precisa-se tomar medidas. Assim, o Ministério de Educação deve por meio de palestras em escolas , falar sobre o uso desenfreado da internet e seus malefícios, a fim de que a população se conscientize.