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Enviada em: 07/11/2018

Segundo o físico alemão Albert Einstein, " a mente que se abre para uma nova ideia, jamais retornará ao seu tamanho original." Diante dessa afirmativa, percebe-se que o avanço tecnológico proporcionou uma melhor interação entre as pessoas e as nações. Entretanto, é necessário debater acerca da manipulação do comportamento dos brasileiros pelas empresas que controlam seus acessos no meio cibernético e as possíveis intervenções.         Inicialmente, o sociólogo Karl Marx, caracteriza que o desenvolvimento econômico e científico de uma empresa ocorre por meio de investimentos em tecnologia. Ademais, no Brasil, a crise das finanças não tem impedido que muitos brasileiros continuem realizando suas compras pelo meio cibernético. De acordo com dados divulgados pelo canal BBC Brasil, na última década,houve um crescimento nas vendas de produtos pela internet e isso estaria relacionado com as propagandas de determinadas empresas(pela Indústria Cultural),que buscam o influenciar o comportamento de determinados grupos.        Somado a essa questão, o acesso facilitado de crianças e adolescentes às mídias sociais, contribui negativamente para suas relações interpessoais. Haja visto que o grande leque de oportunidades oferecidos pela internet causa a alienação desse público. Um exemplo disso, foi a repercussão no ano de 2017, dos casos de suicídio praticados por jovens sob a influência das redes sociais, conhecido como "Baleia Azul."      Infere-se, portanto, a necessidade de discutir sobre a influência da internet no comportamento da sociedade brasileira. Então, cabe aos pais, em parceria com as escolas, promoverem a educação financeira de adolescentes e crianças, por meio de simulações de feiras empreendedoras, a fim de desenvolverem um comportamento crítico diante dos atrativos oferecidos pelos meios cibernéticos. E, dessa forma, poder-se-á construir uma nova mentalidade em nossa sociedade.