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Enviada em: 07/11/2018

A internet foi criada durante o período da guerra fria com a finalidade de ser um meio de comunicação reserva no caso de problemas nos meios tradicionais por consequência de ataques. Nesse sentido, nota-se que com o passar dos anos essa ferramenta evoluiu e apresenta nos objetivos e funções, no Brasil de acordo com o IBGE mais de 50% das pessoas acima de dez anos já utilizaram internet, em consequência diversos problemas sociais vem surgindo, como é o caso da manipulação do comportamento por intermédio da rede mundial de computadores. Com isso, a problemática da influencia digital nas ações da atual sociedade vem crescendo em nosso país, seja pelo novo padrão social estabelecido, seja pela intencionalidade comercial do mercado.      De acordo com La Boétie a primeira razão para a servidão voluntária é o hábito. Em paralelo a esse pensamento observa-se que estamos propensos a permitir a utilização de nossos dados no meio virtual por sites e redes sociais, pelo ato de isso ser banalizado, pode-se perceber isso atraves de simples ações como quando não se é lido os termos de uso de um site ou aplicativo e apenas clicamos em: “ li e concordo”. Ademais, podemos definir essa servidão como “aceitação influenciada”, um dos fatores que causam esse fenômeno é a falsa sensação de segurança que a internet passa, o usuário acredita estar em anonimato, e não imagina como é moldado por meio dos dados que fornece ao meio digital.       Quando utilizamos alguma rede social ou site de busca estamos vinculados a uma conta, na maioria dos casos pertencente a um mesmo e-mail, tal vínculo por meio de inteligências virtuais e algoritmos traça um perfil de cada usuário e apresenta sugestões de busca, compras, filmes entre outros. Em consonância a isso, evidencia-se o fato de não ser apenas coincidência, pelo contrário são mecânismos desenvolvidos por empresas como ferramenta de manipulação e atratividade para os clientes, buscando sempre apresentar anúncios que gerem interesse para o consumidor, assim a publicidade é direcionada e controla o consumidor de modo sutil.       Infere-se, portanto, que ações devem ser adotadas para alterar esse cenário conturbado. Somado a isso, é notável que o Governo Federal em parceria como Ministério de tecnologia e comunicações deve realizar companhas preventivas vinculadas a diversas mídias de comunicação, com foco na internet para comunicar os riscos de uma alta exposição e fornecimento de dados no meio on-line, além disso o Legislativo deve desenvolver leis que regulamentem a utilização de dados de usuários por parte das empresas, além de propiciar maior fiscalização de tais práticas, assim teremos uma sociedade mais justa e igualitária.