Materiais:
Enviada em: 07/11/2018

Com o avanço da globalização, os meios de comunicação ganham cada vez mais destaque nas esferas sociais, sendo a internet o mais relevante na atualidade. O potencial de armazenamento e gerenciamento de dados torna a internet uma importante ferramenta de análise comportamental, podendo auxiliar em pesquisas governamentais e estudos científicos. Entretanto, quando seu uso atende a interesses, públicos ou privados, que visam a manipulação dos usuários da rede, direitos são colocados em risco. Sendo assim, torna-se necessário discutir os impactos que o uso indevido de dados pode causar a uma sociedade.  Em primeiro lugar, cabe destacar que o acesso a informação imparcial e de qualidade é essencial para a formação do cidadão, desenvolvendo seu senso crítico e o auxiliando a compreender a sociedade e suas particularidades. Porém, o que ocorre hoje, principalmente nas redes sociais, é a seleção de informações que são expostas ao usuário, indo de acordo com suas preferências e de seus contatos mais próximos na rede. A criação de ‘’bolhas sociais’’ impede que o indivíduo seja exposto a opiniões contrárias as suas, podendo acarretar em sua alienação. A exposição e, posteriormente, o choque de ideias é essencial para a manutenção da democracia, sendo papel do Estado garantir esse princípio.  Além disso, o uso desses dados para fins mercantis também deve ser posto em questão. Segundo Adorno, pensador da Escola de Frankfurt, passamos por um processo de mercantilização do indivíduo, onde o consumidor passa ser o produto final. Através da manipulação de informações coletivas, o mercado controla a produção cultural, padronizando os usuários para que seus produtos tenham maior adesão na sociedade. Essa prática fere a formação pessoal, além de impor uma cultura que tem como finalidade o consumismo.  Logo, fica evidente a necessidade de ações estatais efetivas, que protejam os direitos dos usuários. Cabe ao Governo Federal, a criação de um órgão capaz de regulamentar as atividades que se utilizam desses dados e de criar um conjunto de normas que empresas deverão seguir, permitindo que sejam utilizados para acompanhar a satisfação do cliente com o produto, mas impedindo seu uso para manipular opiniões e vontades. Com isso, os usuários da internet terão uma rede mais heterogênea e informativa.