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Enviada em: 05/03/2018

A Lei de terras de 1850 , pode facilmente ser aplicada ao contexto dos moradores de rua no Brasil . Obviamente, tal realidade é fruto inegável da  chance perdida pelo imperador Dom Pedro II ,de redistribuir as terras do país em pequenas propriedades a toda sociedade , e assim exterminar o impasse dos latifúndios que permanecem desde o período colonial. Nesse âmbito , analisa-se a questão social precária dos desabrigados , devido ao capitalismo e o niilismo .  É importante ressaltar, assim, que o crescimento do capitalismo gera desigualdade entre a população , e por isso são enquadrados em grupos sociais distintos. Como consequência , as classes mais baixas vivem em aflição com desemprego e acabam sem condições de obter um imóvel , ocasionando então ,um aumento em massa de mendigos. Exemplo claro desse panorama é o filme ''A procura da felicidade '' , no qual o pai faz de tudo para conseguir um emprego para tirar o filho de uma vida miserável na rua.  Além disso , é válido solidificar que as pessoas necessitadas são reduzidas a nada . O filósofo Nietzsche , por meio da corrente niilista , propõe essa ideia de vazio . Isso incide porque os moradores de rua não são vistos pela sociedade como cidadãos . Em decorrência disso, deixam de receber ajudas de indivíduos e ficam sem direitos e com deveres e a mercê do governo . Ilustra-se claramente esse cenário a não possibilidade de voto , por serem considerados como indigentes  durante a vida e após a morte .   Portanto , percebe-se a problemática e que vetá-la é inexequível, porem,é possível amenizar as situações e evitar futuras. Para que essa erradicação aconteça , é necessário que o Ministério do Trabalho juntamente com o da Educação , invistam na escolaridade dos necessitados , por intermédio de supletivos para os mesmos , com o intuito de aumentar as possibilidades de empregos e ainda destinar algumas vagas de emprego a esse grupo dando em troca uma diminuição dos impostos. Soma-se a isso , as ONGS e o governo , conseguirem com maior facilidade a cidadania aos miseráveis . Dessa vez, ao contrario da Lei de Terras de 1850 , devem priorizar as minorias.