Novas formas de totalitarismo na era tecnológica.

Envie sua redação para correção
    O nazismo, movimento que ocorreu na Alemanha a partir de 1933, foi um regime totalitário no qual o líder, Adolf Hitler, regulamentava a vida pública e privada da nação alemã. De maneira análoga, com o desenvolvimento da tecnologia, observa-se que ela exerce um controle na vidada população. Esse domínio é desempenhado por meio das redes sociais e pela utilização dessa para monitorar as pessoas. 
       Em primeiro lugar, é evidente que as redes sociais realizam uma grande influência na vida dos seres humanos. De acordo com o relatório publicado pela "Digital in 2018: The América", cerca de 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Essa influência é observada na auto-exposição das pessoas e na busca pela aprovação dos demais, o que transforma o comportamento de muitos. Consequência disso, é uma "Ditadura digital", na qual a sociedade é controlada pelos aplicativos da internet.
    
       Somado a isso, os indivíduos que conhecem a influência que a tecnologia tem na vida das pessoas, utilizam-na como um meio para atingir a alienação dessas. Com isso, a população não se questiona sobre as informações e as aceitam passivamente. O escritor brasileiro, Augusto Cury, afirma que nada é tão perigoso para a inteligência do que aceitar passivamente as  informações. Dessa forma, os cidadãos se tornam mais vulneráveis e fáceis de serem influenciados.
    
       Fica claro, portanto, que na era tecnológica vive-se uma "Ditadura digital". Logo, faz-se necessário que o Ministério da Educação, em parceria com a escola, promova a conscientização dos alunos, por meio de palestras e materiais informativos, a fim de que eles não se tornem vítimas das redes sociais. Ademais, é importante que a sociedade desenvolva um senso mais crítico, por meio de pesquisas informacionais, com o objetivo de atingir um maior questionamento acerca das informações. Espera-se que, com isso, regimes totalitários, como o nazismo, não sejam instalados na era digital.