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Enviada em: 24/07/2019

No livro ''1984'' de George Orwell, exibe teletelas, através das quais o governo controlava as ações da população e manipulava seus pensamentos. Não distante da ficção, no hodierno, a evolução tecnológica revolucionou as formas de totalitarismo e domínio social. Haja vista, que os meios de comunicação atrelados aos algoritmos propiciaram a manipulação de maneira subjetiva.      Em primeira instância, o uso de algoritmos por empresas para selecionarem e disporem apenas as informações de seus interesses, limita o acesso a novos conhecimentos. Nesse contexto, as diversas propagandas que aparecem nas redes sociais sobre determinado produto, induz inconscientemente a escolha do mesmo. Dessa forma, restringe o livre acesso e escolha, visto que os usuários são manipulados pelos seus próprios dados dispostos na internet.         De maneira análoga, os processos históricos juntamente com o Estado, cria formas de controle e persuasão populacional. Como exemplo, o plano chinês de supervisionar os cidadãos, a fim de controlar o comportamento dos mesmos, consoante a história de George Orwell. Por conseguinte, esse mecanismo limitará a sociedade de expressar-se de maneira livre, assim, verificam-se as novas facetas do totalitarismo contemporâneo.      Torna-se visível, portanto, que a revolução tecnológica vinculada aos algoritmos desencadearam na alienação e manipulação social. Faz-se imprescindível, logo, que a escola utilize de aulas e palestras, com especialistas em ciências da computação, para demonstrar como eles funcionam e controlam as escolhas dos usuários. Desse modo, os jovens terão conhecimentos da importância de pesquisar em fontes diversificadas e não serem manipulados. Depreende-se conforme Kant ''O homem é aquilo que a educação faz dele''.