Novas formas de totalitarismo na era tecnológica.

Envie sua redação para correção
    No século XVIII na Alemanha, Adolf Hitler usava o nazismo como forma de poder e totalitarismo, a fim de moldar e dominar a sociedade com seu princípios e opiniões. Hoje, no século em que se vive, é fato que o nazismo pode ser relacionado com o chamado totalitarismo tecnológico, com a criação e o desenvolvimento da massa tecnológica, que internaliza e manipula o controle e o comportamento do internauta em aplicativos e redes sociais.
    Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a tecnologia é a "estrada" para o futuro utópico, e assim, os usuários são submetidos ao excesso de exposição, como rastreamento e manipulação da internet. Como consequência, o internauta pode ficar dominado ao padrão pessoal que é apresentado nas plataformas digitais. De acordo com o princípio de funcionamento da prestadora de serviço privado de transportes Uber, o aplicativo controla o tempo de trabalho do motorista e mostra em tempo real a localização do veículo. Por outro lado, a segurança aliada à tecnologia inova na prestabilidade, no qual o indivíduo pode enviar seu trajeto à um familiar confiável. 
    Por conseguinte, é notório a influência de algorítimos que matematizam, mapeiam e criam padrões dos nossos assuntos, do mesmo modo que é feita a socialização do ser humano desde a vida primária até a adulta, por meio de regras. Nessa perspectiva, a indústria midiática, juntamente com a análise de dados, passa a criar ilusões de anúncios de compra e venda, tendo em vista a sociedade perfeita, para que o indivíduo continue a consumir os mesmos produtos e perca a grande diversidade de outras opções disponíveis. Em um dos episódios da série Black Mirror, por exemplo, um aplicativo de relacionamentos torna a sociedade incapaz de escolher sozinha o seu companheiro, restringindo as possibilidades em somente uma pessoa.
    Portanto, fica claro que o Governo deve precaver os impasses mencionados. O Ministério da Educação aliado ao Ministério da Comunicação deve criar anúncios para a conscientização da sociedade, e operar as redes sociais com técnicas de criptografia, a fim de mostrar que a internet é vasta e há grandes variedades de todos os tipos de assuntos, mostrando que a alienação promove a diminuição da capacidade do indivíduo pensar e agir sozinho. Só assim podemos chegar perto de uma sociedade utópica, pois a tecnologia move o mundo.