Novas formas de totalitarismo na era tecnológica.

Envie sua redação para correção
    Revisitando 1984?
        Notícias falsas ou direcionadas. Ocorrência ostensiva de propagandas. Direcionamento ideológico em redes sociais. Esses são alguns pontos que, negativamente, marcam a nova era tecnológica. Nesse sentido, é perceptível a retração do caráter reflexivo dos usuários, fato que reafirma  a manipulação sobre eles. Em linhas gerais, pode-se dizer que foram inauguradas novas formas de controle na sociedade contemporânea. Cabe, então, analisar as causas e os impactos desse fenômeno.
        Em primeiro lugar, é possível relacionar esse cenário à falta de conhecimentos sobre essas novas tecnologias. Assim, apesar da dinamização dos processos e do intenso afluxo de dados, a internet é, ainda, algo muito incógnito. Nesse pensamento, o filósofo Pierre Lévy afirma que "toda nova tecnologia gera excluídos". De fato, aqueles que não se adequam a era digital, ou seja, que não detém conhecimentos sobre o bom uso dela, acabam caindo facilmente sobre seus aspectos negativos. 
       Com isso, é imprescindível que esse panorama resulte em consequências diretas e indiretas para a sociedade. Nesse aspecto, além da manipulação, é notório projetar essa realidade a um possível abalo da democracia. Afinal, quando grandes empresas ou Estados assumem esse monopólio, as suas ideologias também são transmitidas; fato que cerca o usuário nessa perspectiva. Apesar de distante, esse tema já foi debatido por George Orwell, em que um Estado toma posse dos direcionamentos racionais da sua população por meio do controle de informações.
          Diante do exposto, fica claro, portanto, que a era tecnológica trouxe algumas contradições, tais que devem ser reavaliadas. Para tanto, é mister que o governo apresente, para a população, projetos de demonstração do bom uso da internet e suas tecnologias afins. Desse modo, por meio de palestras e aulas expositivas em espaços públicos, será possível apresentar essa realidade e alertar melhor as pessoas. Com base nisso, a distopia denotada por Orwell pode, em fim, ser afastada.