Envie sua redação para correção
    Sabe-se que o advento da internet e das tecnologias de informação beneficiaram bastante a sociedade, ao, por exemplo, facilitar a comunicação. Mas, por outro lado, isso possibilitou a aplicação de novas formas de totalitarismo na sociedade, o que deixa perguntas como estas: quais são essas novas formas de totalitarismo que surgiram? Como solucionar essa problemática?
      Primeiramente, uma das principais formas de totalitarismo que surgiram nesse meio é o chamado algoritmo do desejo. A palavra algoritmo possui várias definições, porém, no âmbito tecnológico e virtual, são todos os passos realizados para executar um determinado objetivo. Desse modo, de acordo com o filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé, em uma de suas entrevistas, as grandes empresas de venda na internet possuem um algoritmo que coleta o perfil de seus usuários, para ela ofertar produtos em que eles possuam uma menor propensão a resistir de comprar, assim, estimulando, de forma totalitária, o consumo exacerbado deles, para obter mais lucro.
    
      Em segundo lugar, a obrigatoriedade do fornecimento de informações é outra forma de totalitarismo na era tecnológica. De acordo com o historiador brasileiro Leandro Karnal, em uma de suas palestras, boa parte das empresas que fornecem algum serviço no campo tecnológico e virtal, especialmente companhias como a Google e o Facebook, impõem aos seus usuários que compartilhem as suas informações sem, realmente, saberem o que acontecerão com elas.
    
      Destarte, entendendo que uma das principais formas de totalitarismo na era tecnológica são os algoritmos do desejo e a obrigatoriedade do fornecimento de informações, cabe aos governos federais de países como o Brasil, diminuírem o poder dessas empresas, restringindo a prática de coleta de dados, para que os seus usuários sejam menos controlados pelos seus algoritmos. Por fim, os governos federais também devem auxiliar na proteção dos dados de sua sociedade, mediante uma maior fiscalização dessas empresas e a aplicação de multas para qualquer atividade ilegal com as informações de seus usuários, dessa maneira, diminuindo o totalitarismo nessa era tecnológica.