Novas formas de totalitarismo na era tecnológica.

Envie sua redação para correção
    De acordo com o poeta modernista Carlos Drummond de Andrade: "No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". Através desse trecho pode ser feita uma analogia com a sociedade atual que no meio do seu desenvolvimento científico e tecnológico depara-se com alguns problemas durante o percurso, como: o atraso no desenvolvimento das crianças e a alienação cultural desencadeadas pelas novas tecnologias.
      Em primeiro lugar, a ausência de interação entre seus pares pode promover um retardo no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo das crianças. Nesse contexto, vemos que a cada dia a utilização de games, redes sociais e afins ocorre cada vez mais cedo, e muitas vezes pelo intermédio dos próprios pais, visto que, os filhos seguem seus exemplos e a grande maioria dos adultos já não sobrevivem mais sem estarem imersos pela era digital. Isso também recaí sobre à aprendizagem, agravando essa problemática, pois os estudos de Piaget, que é um grande mestre da psicologia,  evidenciam que é a partir da interação entre o indivíduo e o meio que efetivamente aprendemos.
      Em uma segunda análise, acontece a alienação cultural que essas pessoas sofrem, já que, somente os países ricos podem investir na área tecnológica. Isso proporciona uma ampla divulgação da cultura deles, porque os países mais pobres apesar de terem uma população relativamente maior, têm seus recursos aplicados em outras áreas. E então há uma grande ênfase nas "grandes potências mundiais" e as demais sociedades economicamente desfavorecidas são desvalorizadas e deixados de lado.
      Portanto, para que se retirem as "pedras" do caminho uma reflexão mais consciente acerca das mudanças proporcionadas pelo mundo globalizado é necessária.