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Enviada em: 20/08/2018

Segundo Cazuza, em ''O tempo não para'', o futuro está a repetir o passado. Corroborando o pensamento do cantor e compositor carioca, nota-se que a questão dos modelos ultrapassados de educação relaciona-se diretamente com o pensamento retrógrado da sociedade. Assim, é necessário remodelar os métodos ultrapassados de ensino e fazer a consciência do aluno em utilizar corretamente esses novos métodos tecnológicos.     Em primeiro plano, verifica-se que o modelo atual de ensino, no Brasil, vem desde a ditadura militar, ou seja, uma forma escolar ultrapassada, a qual se assemelha a um presídio. A educação, segundo Kant, é o maior e mais difícil problema imposto ao homem. Nessa lógica, vê-se que essa tarefa de reestruturar e incluir a tecnologia no ensino é complicado, porém necessária. Dessa forma, confirma-se que a forma como se ensina hoje não serve mais para a sociedade, entretanto deve-se orientar os estudantes para que possam usufruir da tecnologia da maneira correta.     Seguido a ideia anterior, pode-se inferir que, atualmente, os alunos não têm consciência para utilizar e equilibrar a informática e os estudos. Para Hobbes, o maior inimigo do homem é ele mesmo. À luz dessa ideia, infere-se que além de reformular o ensino, deve-se educar o indivíduo na sala, afinal ele próprio pode estragar todo o projeto, uma vez que nunca houve uma junção desses dois conceitos. Assim sendo, deve-se haver uma mescla, porém deve ocorrer de forma lenta e planejada.     Dessarte, é visível a necessidade de transformar esse cenário. Por isso cabe ao Ministério da Educação elaborar um projeto educacional, o qual deve ocorrer por meio da implantação da tecnologia nas escolas, a fim de ter uma educação mais atual. Também cabe as escolas junto com as famílias dos estudantes conscientizarem-os, por meio de conversas e debates orientando-os sobre os benefícios de tal modelo educacional. Só assim não encontrar-se-à mais uma sociedade que repete o passado.