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Enviada em: 05/10/2018

O movimento Iluministas dos séculos XVII e XVIII valorizava a racionalidade humana como caminho para a construção de uma sociedade justa e igualitária, o que atribuiu papel fundamental à educação no processo de formação da cidadania. O Brasil, entretanto apresenta-se atualmente em meio a uma grave crise acadêmica, tendo em vista o seu baixo desempenho no exame PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o que comprova a ineficácia do sistema de ensino vigente. Dessa forma, a implementação de novos modelos educacionais configura-se como uma necessidade, principalmente pela possibilidade deste de solucionar alguns dos principais problemas, como a evasão escolar e o déficit na formação dos alunos.      Um dos maiores desafios da educação brasileira é a evasão escolar. Esse fato é motivado majoritariamente pela dupla jornada e pelo desinteresse de vários alunos. Observando-se essa questão, o modelo de educação à distância poderia auxiliar na resolução desses problemas, pois possibilita a flexibilização dos horários de estudo, o que facilitaria a participação no mercado de trabalho bem como a realização de outras atividades de interesse do aluno. A devida implementação desse mecanismo, contudo, demanda também a participação governamental e familiar na monitoração da vida acadêmica do estudante.      Além disso, a problemática das deficiências escolares dos alunos representa outro aspecto cuja resolução está associada a adoção de novos sistemas educacionais. Nesse caso, a proposta desenvolvida nos Estados Unidos chamada "Sala de Aula Invertida", que propõe o estudo independente utilizando a escola e os professores como facilitadores do aprendizado, reconfigura a estrutura convencional de ensino inserindo o aluno como protagonista de sua formação. Assim, a educação torna-se adaptável às necessidades específicas de cada estudante dentro de seu próprio ritmo, o que permite um ensino mais efetivo.     Para uma modificação no atual cenário educacional brasileiro é necessário, portanto, a implementação de novos modelos de ensino. Primeiramente, é preciso que o Ministério da Educação realize parcerias com empresas de informática e internet, no intuito de facilitar o acesso da população carente à essas tecnologias por um baixo preço, e programe palestras, voltadas para pais a professores, realizadas por pedagogos, com objetivo de instruí-los no acompanhamento dos alunos, possibilitando, assim, a adoção do ensino à distância. Ademais, é necessário que estados e municípios invistam na qualificação de professores para a implementação do sistema de "Sala de Aula Invertida" por meio de seminários com profissionais especializados.