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Enviada em: 20/10/2018

Na sociedade contemporânea brasileira, é de interesse comum discutir acerca dos novos modelos educacionais, principalmente, para solução de problemas que ainda possuem altas taxas de incidência no modelo de educação vigente.  Entre esses, um dos mais graves, está a evasão escolar que pode ser motivada por diversos fatores, como a estrutura e modelo de ensino pouco atrativos das escolas atualmente. O estudo e aplicação de novas propostas à educação pode ser uma arma poderosíssima para melhorar os índices em curso.     Sabe-se que, há uma resistência por parte dos setores mais tradicionais na educação brasileira, principalmente no que diz respeito a inserção de tecnologias na vida escolar, a descrença de que tecnologia e desempenho estudantil não podem ser conjugados harmoniosamente e de maneira proveitosa ainda é expressiva. Outrossim, é preciso romper esta inércia, sair da mesmice, ou metaforizando o Mito da Caverna de Platão, é necessário sair da caverna, não tornar as verdades como absolutas e inflexíveis e que o novo pode sim ser benéfico.       A evasão escolar é um problema histórico e comum em países subdesenvolvidos como o Brasil, diante disso, faz-se necessário a introdução de projetos-piloto, isso é, a experimentação de novas ideias e novos modelos educacionais para "prender" o público e tornar a educação mais atrativa. Segundo o INEP, Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Anísio Teixeira, cerca de 10% dos alunos de ensino médio deixam as escolas, o que é alarmante e consequentemente reforça a necessidade de uma inovações educativas afim de diminuir essas taxas. Além disso, as consequências sociais são grandes, em um mundo globalizado onde as concorrências estão cada vez mais acirradas e excludentes aos não preparados ou não "minimamente" preparados que ao desistir dos estudos, estão assinando uma possível estagnação, se não retração,  socioeconômica.     Dado contexto, é consenso afirmar que mudanças podem sim ser bem vindas, inclusive promissoras  na área da educação. Entretanto, há uma série de empecilhos a serem superados, uma medida afim de diminuir a não aceitação em meio aos docentes mais tradicionalistas seria a difusão, a partir de uma parceria entre o governo e as mídias, de dados benéficos de novos modelos, como a EaD (educação a distância), e depoimentos de alunos que tiveram suas vidas alavancadas com novo método afim de provar sua efetividade. Uma outra medida, seria o mapeamento e entrevista do maior número possível de alunos evasivos a partir do banco de dados governamental, afim de descobrir os maiores motivadores de cada região e aplicar os modelos de acordo com as necessidades e dificuldades de cada área afim de alcançar uma máxima efetividade.