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Enviada em: 31/10/2018

É indubitável que o modelo tradicional pedagógico brasileiro está ultrapassado na contemporaneidade. Diante disso, segundo Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, vive-se uma Revolução Tecnológica, fator que tem alterado o modo de vida dos indivíduos, como também afetado o sistema educacional na sociedade. Por essa razão, é imprescindível pautar acerca da falta de adaptação dos professores, além da má infraestrutura oferecida por algumas escolas, com a finalidade de discutir a respeito dessa temática.        De fato, sabe-se que, em um contexto de avanços tecnológicos, a dificuldade no uso das ferramentas digitais por parte dos professores tem sido um obstáculo na introdução desse tipo de recurso no setor pedagógico. Em vista disso, essa condição pode ser vista por intermédio da exígua utilização dos laboratórios de informática para auxiliar as aulas e torná-las diversificadas, mediante  o emprego de computadores para pesquisas de imagens ou videoaulas oferecidas por plataformas educativas, como o "Geekie Games", demonstrando a importância de capacitar os docentes para a manipulação efetiva desses equipamentos. Destarte, a atuação governamental é essencial, a fim de ratificar essa adequação entre esses indivíduos.              Ademais, de acordo com o site Uol, mais de 99% das escolas brasileiras sofrem com a carência estrutural, principalmente na zona rural, situação que atua como um empecilho na superação do modelo tradicional de ensino no Brasil. Nesse sentido, essa questão pode ser vista pela ausência de salas de informática em algumas escolas brasileiras, juntamente à falta de internet, que interfere na má garantia de um fornecimento democrático aos cidadãos da tecnologia no sistema educacional do país. Dessa forma, é indiscutível a relevância de modificar esse cenário de negligência na população, com o propósito de garantir o acesso à educação de qualidade entre os brasileiros.             Fica evidente, portanto, que é fundamental adaptar o sistema pedagógico do país. Desse modo, cabe ao Governo Federal capacitar os professores para o uso dos equipamentos digitais no ambiente escolar, por intermédio do oferecimento de cursos gratuitos ministrados por Técnicos de Informática, com o objetivo de  tornar eficiente essa utilização por parte dos docentes e estimulá-la como um meio de auxílio durante as atividades escolares. Outrossim, cabe ao Ministério da Educação pesquisar a respeito dos locais que carecem de infraestrutura escolar, focando na zona rural, mediante a contratação de agentes que façam esse serviço semestral, no intuito de disponibilizar verbas para a compra de materiais e ferramentas de ensino para essas áreas.