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Enviada em: 21/04/2017

Necessidade de adaptação         O ser humano precisa viver em harmônia com o meio ambiente e ele possui a capacidade de se adaptar para isso como, por exemplo, a fabricação de casacos para suportar o frio. No entanto, há uma estagnação no que tange ao modelo educacional brasileiro porque a população brasileira não conseguiu adaptá-lo às necessidades do século XXI.       Nesse sentido, o documentário "Educação Proibida" mostra que a base da escola ainda é o sistema Prussiano militar do século XVIII. De fato, a formação cidadã fica comprometida em um ambiente intensamente competitivo e a relação hierárquica entre professor e aluno impede que este sane suas dúvidas com aquele, porque errar torna-se vergonhoso.      Outro aspecto relevante é a metodologia usada pelos educadores. Sabe-se que a sociedade é caracterizada pela presença de tecnologias diversificadas e exige profissionais capazes de aplicar e relacionar o conhecimento adquirido.Porém, o sistema de ensino vigente é arcaico, ou seja, ainda é preciso decorar fatos de forma descontextualizada e fazer cópias. Assim, os estudantes são desestimulados e a evasão escola uma consequência frequente.     Destarte, percebe-se que novos modelos de educação precisam ser implementados. Para isso, as escolas poderiam criar projetos de visitas aos asilos, com intuito de desenvolver a cidadania dos alunos e estimular o desenvolvimento da cidadania. O Ministério da Educação,por sua vez, poderia destinar uma verba à compra de dispositivos tecnológicos para potencializar o aprendizado. As Universidades Federais, por sua vez, poderiam realizar simpósios,com a intenção de mostrar metodologias eficientes e desconstruir possíveis comportamentos autoritários. Quem sabe, assim, o ensino brasileiro será adaptado à realidade.