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Enviada em: 19/07/2017

De acordo com Immanuel Kant, o homem é fruto da educação. Seguindo a linha de raciocínio do filósofo, é notória a importância do processo educacional e seu desenvolvimento, a fim de acompanhar o progresso do homem. Com isso, seja pela acessibilidade educacional, seja pela necessidade de adequação ao século 21, é visto o debate de novos modelos educacionais no Brasil.           É indubitável que a acessibilidade educacional esteja entre os pontos debatidos. Muitas vezes, o brasileiro tem o sonho de cursar o ensino superior, entretanto, por ser responsável pelo sustento familiar, a faculdade fica longe de ser a sua realidade. Com isso, o EAD – ensino à distância – é cada vez mais utilizado por esse brasileiro, que pode se graduar no quarto da sua residência, agilizando o processo educacional e possibilitando a conciliação entre trabalho e estudo. Com isso, o ensino tradicional presencial deve entrar em debate, visto que não é uma realidade nacional.          Outrossim, destaca-se o século 21 como preponderante no debate de novos modelos educacionais. Com ele, o Brasil efetivamente passou por uma revolução tecnológica: a era dos aparelhos eletrônicos. É irrefutável que os celulares adentraram o espaço escolar, sobretudo, entre os jovens. Com isso, fica a dúvida: como prender a atenção desses estudantes por tanto tempo nas salas de aula? Para tanto, é preciso que o sistema educacional tradicional acompanhe essa era tecnológica, por meio de adaptações no modelo educacional atual.          Evidencia-se, portanto, que é necessário não só debater, mas alterar o atual modelo educacional. É válido a introdução do sistema EAD em universidades públicas, por meio de leis federais aplicadas pela Esfera Executiva, para aumentar o número de brasileiros no superior. Ademais, também por vias Federais, adequar a tecnologia dentro das salas de aula com notebooks distribuídos pelo Estado, a fim de aumentar a produtividade e a atenção dos alunos. Dessa maneira, poder-se-á notar uma efetiva melhora na educação nacional.