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Enviada em: 31/08/2017

Aprendendo a aprender        O período colonial marcou com a catequese o início do sistema convencional de ensino que conhecemos como escola. Mesmo com os avanços da era contemporânea, ainda estamos praticando um modelo baseado em um pressuposto, em que o professor é o detentor do conhecimento, e o aluno, como uma folha em branco, comporta-se como o receptor.        É importante considerar antes de tudo, que o mundo digital está revolucionando e trazendo novas formas de aprendizado. O método convencional de formação educacional delimitado no “tempo-espaço”, já não atende as demandas de uma sociedade que aprendeu a aproveitar todas as oportunidades de tempo disponíveis. Computadores, celulares, smartfones, dentre outros, são as salas de aulas atuais do mundo globalizado.        Outrossim, devemos compreender também, que não existe um método considerado eficaz e universal. As formas de aprendizado são múltiplas e precisam ser construídas a partir da experiência pessoal. A troca de informações entre o facilitador e os alunos, podem ser de mais proveito do que permanecer a decorar conceitos. De acordo com o sociólogo e educador Paulo Freire: a educação transforma, mas poderíamos ampliar esse conceito dizendo que as vezes ela precisa ser modificada para acompanhar as tendências atuais.        Logo, percebemos que o processo ensino aprendizagem é dinâmico e deve considerar o contexto em que está inserido. As escolas devem oportunizar métodos construtivistas, valendo-se mais dos meios eletrônicos para construção do conhecimento. O governo deve modificar a matriz educacional e oferecer estrutura e espaços lúdicos de aprendizagem que otimize o interesse e a motivação dos alunos.